Via Legal

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Reportagem Especial - Vencendo barreiras

Preservar as tradições e ao mesmo tempo ter acesso a direitos como o aprendizado de outras línguas e até a benefícios previdenciários. Este ainda é um desafio para boa parte das comunidades indígenas do país. No Paraná, uma expedição organizada pela Justiça Federal levou cidadania aos moradores de uma reserva tirassem. Muitos, sequer existiam para o Estado.



Pela posse da terra

Eles já foram mais de dois milhões mas hoje não passam de 300 mil. Definitivamente, a situação dos índios brasileiros não é das melhores e a luta pela sobreviência começa com a disputa pela posse da terra. De São Paulo, Érica Resende mostra a realidade de uma comunidade que briga pelo direito de continuar vivendo num dos pontos mais bonitos da maior cidade do país.

Memória - Tradição ou crime

Quando se fala em tradições indígenas, nenhuma discussão costuma ser fácil. Em 2005, um dos conflitos envolvendo os Suruwahás foi destaque no Via Legal. A tribo vive na Amazônia e acredita que o destino de uma criança que nasce doente deve ser a morte.

Memória - Saúde em risco

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, índio precisa de atendimento médico especializado. O problema é hoje, o serviço prestado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é precário e quando ficam doentes, muitos precisam deixar a aldeia em busca de socorro. Na maioria das vezes, o destino é Brasília onde fica a sede da Funai. Há quase dois anos, o Via Legal mostrou o drama de quem depende, exclusivamente, do serviço oferecido pelo governo.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Refrigerante ou água?

Quem faz questão de consumir apenas produtos saudáveis não tem do que reclamar. Nos supermercados, as opções são cada vez mais variadas. Mas é bom ter cuidado: nem tudo é exatamente o que parece. Alessandra de Castro mostra porque, em Brasília, a venda de um refrigerante virou caso de Justiça.

Novos brasileiros

Ser um cidadão brasileiro de fato, mas também de direito. Esta é a vontade de muitos estrangeiros que escolheram viver em nosso país. Para essas pessoas, o caminho pode ser a naturalização. Analice Bolzan conversou com quem passou pelo processo e hoje comemora a conquista de uma nova pátria.



Há cinco anos, o Via Legal mostrou a emoção de um grupo de estrangeiros que recebeu a cidadania brasileira em São Paulo. A solenidade é simples, mas revela o respeito e principalmente a coragem de quem decidiu trocar de país.

Radiologia

No Brasil, a fiscalização dos serviços prestados à população pode ser feita por vários órgãos. A lista inclui os procons, os conselhos de classe a até as autoridades policiais. O desafio é garantir a segurança do consumidor. Algumas vezes, no entanto, pode haver exagero na punição.No Rio de Janeiro, Viviane Rosa mostra um exemplo que terminou com a condenação do órgão que deveria fiscalizar o exercício profissional.

Pena alternativa

Quem entende do assunto garante: aplicar uma pena alternativa a condenados por determinados crimes não significa impunidade. Pelo contrário: é uma forma de apostar na pessoa, de dar a ela a chance de pagar pelo erro longe das penitenciárias. No Rio Grande do Norte isso só foi possível graças a uma nova forma de interpretar a lei. É o que mostra Juliano Domingues.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Classificação indicativa

Não é fácil para os pais controlarem o que os filhos assistem na TV. Quando chega o horário de verão, essa tarefa fica ainda mais complicada. A diferença é de apenas uma hora, mas o suficiente para aumentar o risco de exposição a programas inadequados. Alessandra de Castro mostra que neste ano, a Justiça obrigou as emissoras a assumirem parte dessa responsabilidade.

Combustível adulterado

Se um produto está disponível pra venda, significa que está de acordo com as normas de qualidade e também de segurança. Isso funciona na teoria. Já na prática, o que se vê é muita mercadoria irregular. Érica Resende mostra que, no caso da gasolina adulterada, as consequências atingem não só o carro, mas principalmente o bolso do consumidor.

Gripe A

Até que ponto a Justiça pode intervir para que ninguém morra por falta de atendimento médico? A resposta é relativa e envolve vários fatores. O que aconteceu nos últimos meses por causa da Gripe A é um exemplo do que pode ser feito. Viviane Rosa conta que no Rio de Janeiro, os tribunais foram acionados para evitar que a situação ficasse ainda mais grave.

Efeito Cascata

Uma cidade inteira prejudicada por um erro da prefeitura. A situação de Branquinha, um pequeno município do interior de Alagoas, prova como pode custar caro a negligência de quem tem a obrigação de administrar os recursos públicos. Juliano Domingues foi ver de perto os impactos de um problema na área de educação e que acabou atingindo a cidade inteira.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Acesso à educação

Para cumprir o que diz a lei e garantir que crianças e adolescentes tenham, de fato, acesso à educação, não basta abrir vagas nas escolas da rede pública. É preciso se preocupar também com a formação de professores e com a oferta de material didático. Neste processo, o contato com os livros é fundamental. Foi por isso que no interior de São Paulo, um negócio entre a prefeitura de Taubaté e uma editora foi parar na Justiça. Pelo acordo, o município abriu mão dos livros fornecidos gratuitamente pelo governo federal.

Respeito e proteção

Durante séculos, o uso de animais como objetos, apenas para garantir a diversão do público foi regra no Brasil. E o pior: praticamente ninguém se importava ou questionava a presença de um elefante ou de macacos em apresentações de circo, por exemplo. Felizmente, este quadro está mudando e hoje, quem insiste na prática pode ser punido. Alessandra de Castro mostra o exemplo do Piuí onde uma apreensão de galos usados em rinhas virou caso de Justiça.

Memória Legal - Amor aos livros

Um estudante do sul do país prova como a leitura pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. Ele chegou a criar uma biblioteca particular e virou referência para os colegas

Escolha arriscada

Apesar dos riscos, na busca pelo corpo perfeito muita gente ainda escolhe o caminho mais curto e também mais perigoso. No Brasil, o uso de anabolizantes é uma prática comum, principalmente entre os jovens. O que boa parte desses consumidores não sabe é que quem compra, vende ou simplesmente usa esse tipo de produto, comete um crime e pode ir parar na cadeia. A reportagem é de Juliano Domingues.

Cidade dos Meninos

Falta de informação, descaso e, principalmente, irresponsabilidade de quem deveria proteger a população. No Rio de Janeiro, uma comunidade inteira ainda sofre as consequências de um problema que começou há mais de meio século. É a contaminação pelo chamado pó de broca. Viviane Rosa esteve na Cidade dos Meninos, como ficou conhecido o lugar onde aconteceu essa tragédia