Via Legal

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desafios do atendimento a doentes mentais

O Via Legal destaca o atendimento oferecido a pacientes com transtornos mentais no Brasil. O programa explica o modelo adotado pelo país nas últimas décadas, qual a responsabilidade do Estado e o destino de pacientes que, por falta de controle ou omissão, acabam virando criminosos. Quem deve ser tratado nos manicômios judiciários e o que fazer quando o atendimento não assegura a dignidade do interno.



Em São Paulo, Erica Resende ouviu pacientes e profissionais sobre o atual modelo adotado pelo país para atender os brasileiros que sofrem com os transtornos mentais. A criação de Centos de Apoio Psicosocial, os chamados CAPs, são uma esperança para essa parcela da população. O problema é conseguir vaga nesses espaços. Em todo o país, faltam unidades e sobram pacientes. Na capital paulista, onde o assunto virou caso de Justiça, o déficit seria de pelo menos 57 centros.



Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa conta o desfecho de um crime cometido dentro de um hospital psiquiátrico. Uma mulher de 28 anos, internada pela família durante um surto, foi assassinada por outra paciente. Por ordem da Justiça Federal, a União deve pagar indenização de R$ 1,5 milhão aos parentes da vítima. O Estado questiona o valor e promete continuar brigando nos tribunais.