Via Legal

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Direitos do consumidor

O Via Legal preparou três reportagens tratando do assunto que mexe com o dia a dia de toda a população.



Viviane Rosa acompanhou fiscais do Instituto de Pesos e Medidas, o Ipem, em uma blitz que retirou do mercado produtos como pneus e capacetes que não atendiam às normas de segurança. A reportagem chama a atenção para os cuidados que o consumidor deve ter na hora de comprar qualquer mercadoria e o que pode acontecer com o empresário que desrespeita a lei e coloca em risco a saúde ou a segurança dos clientes.



Juliano Domingues traz um problema que se repete em todo o país, principalmente em cidades menores: a falta de farmacêuticos. No município de Serra Talhada, que fica no sertão de Pernambuco, por exemplo, ainda é comum o chamado "aluguel de nome". São profissionais que aparecem como farmacêutico responsável, mas nunca estão nas lojas. Os donos de farmácias admitem a irregularidade que pode, inclusive, levar o empresário ao banco dos réus.



Analice Bolzan mostra a história dos moradores de dois bairros da cidade de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Eles precisaram recorrer à Justiça Federal para receber as correspondências em casa. Apesar dos loteamentos serem regulares e existirem há cinco anos, os Correios insistiam em não oferecer o serviço à população.